NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 2023
O I Congresso Internacional de Educação do SESI-SP tem a satisfação de anunciar a abertura para recebimentos de propostas de comunicação oral nos Grupos de Trabalho (GT), a se realizar de forma presencial em São Paulo – SP e on-line, nos dias 18 e 19 de setembro de 2023.
Os grupos de trabalho integram a programação do evento e se distribuem em eixos cujo objetivo é promover diálogos e discutir temas essenciais no âmbito da Educação Contemporânea. As/os interessadas/os em apresentar trabalhos – comunicações orais – devem escolher o grupo de trabalho que melhor se adequa à sua pesquisa e acessar o formulário de inscrição, preenchendo-o com os dados solicitados, em conformidade com as normas dispostas nesta chamada, até o dia 28 de agosto de 2023. Os trabalhos podem ser apresentados em português, espanhol e inglês.
Quantidade de trabalhos:
Trabalhos como autor/a/e principal: 1 (um);
Participantes por trabalho: 5 (cinco) incluindo autor/a/e e coautores/as.
Normas para submissão de comunicação oral:
- Para apresentar a comunicação, a/o proponente deverá realizar o cadastro no site do evento. A inscrição é gratuita a todas/os participantes e não garante a emissão de certificados. A participação no congresso é obrigatória para o recebimento de certificados.
- Os grupos de trabalho (GT) do I Congresso Internacional de Educação do SESI-SP serão distribuídos entre os dias 18 e 19 de setembro de 2023 em salas presenciais e virtuais. Os dias, horários e locais dos simpósios serão estabelecidos pela comissão organizadora e divulgados em momento oportuno.
- Podem submeter propostas de comunicações: alunos de graduação, graduada/os, mestrandos, mestres, doutoranda/os, doutora/es e professora/es de IES, do Brasil e do exterior; e residentes da Faculdade SESI-SP.
- Cada proponente (autor principal) poderá submeter apenas UM RESUMO e escolher apenas UM grupo de trabalho (GT) para apresentação de comunicação no congresso. A única exceção refere-se a trabalhos em coautoria com a/o orientador/a. Nesse caso, os nomes das/dos co-autoras/es poderão constar em mais de um trabalho.
- Todas/os as/os autoras/es que assinam a comunicação devem estar inscritas/os ao I Congresso Internacional de Educação no período previsto até 21 de agosto de 2023.
- A comunicação será apresentada no Congresso, no formato presencial, em São Paulo/SP, pelas/os proponentes, ou on-line, a depender da modalidade de inscrição que o/a autor/a que está submetendo o trabalho estiver inscrito/a. Não será permitida a apresentação por terceiros.
- A comunicação apresentada será publicada posteriormente em anais, caso atenda aos critérios de qualidade acadêmica e se enviada no prazo, de acordo com as normas para publicação.
- Cada comunicação será apresentada no I Congresso Internacional de Educação SESI em dia e horário a ser divulgado. A/o proponente terá em média 10 minutos para apresentar a comunicação e poderá usar recursos multimídia. Porém, sugerimos aos participantes que não tornem suas apresentações dependentes de tais recursos, posto que sempre é preciso considerar a possibilidade de limitações ou falhas técnicas no momento das apresentações (presencial ou on-line).
- Ao avaliar uma proposta, as/os organizadoras/es poderão recusar um resumo:
(a) que não respeite o limite de tamanho solicitado; (b) que não seja relacionado tematicamente ao simpósio; (c) cujos autores tenham submetido dois ou mais resumos, iguais ou diferentes, a um ou mais simpósios; (d) quando se verificar plágio; (e) quando se verificar falsidade ideológica (discrepância entre identidade declarada e documentação); (f) discricionariamente, com base em avaliação qualitativa, quando o número de inscritos for superior ao número de vagas; (g) discricionariamente, com base em avaliação qualitativa, quando a qualidade do resumo for considerada como abaixo do mínimo esperado de um evento acadêmico.
Procedimentos:
As propostas de comunicações devem ser submetidas pela área do participante no site do I Congresso Internacional de Educação SESI http://congressosesisp.com.br/, acessando a área do participante com e-mail e CPF. No menu lateral esquerdo da tela terá a opção “comunicação oral”.
A/o proponente deve preencher o formulário com os dados solicitados: título, resumo (de 200 a 300 palavras), 3 a 5 palavras-chave espaçadas em ponto-vírgula. Deve-se optar pela formatação com uso de minúsculas.
Veja no exemplo:
Oportunidades na educação contemporânea: O título segue esta formatação (Sem negrito, itálico ou caixa alta)
Resumo: O resumo também. Não escreva o texto em caixa alta, negrito ou itálico. Você pode usar de 200 a 300 palavras.
Palavras-chave: Palavra1; Palavra2; Palavra3.
ENVIO DE TRABALHOS:
- Primeira fase: Envio de Resumos
O(a) autor(a) deverá submeter um resumo simples, contendo entre 200 e 300 palavras, no formulário disponível no site. Na oportunidade deverá indicar o título, palavras-chave e coautores, quando houver.
Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas. Este resumo não deve conter o nome dos autores, pois será enviado aos avaliadores.
IMPORTANTE:
Cada resumo recebido é avaliado e classificado em ACEITO ou NÃO ACEITO.
Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro das áreas temáticas propostas pelo evento.
- Segunda fase: Envio do Trabalho completo
A dinâmica dos grupos de trabalho é pensada como forma de trocas para aprimorar a comunicação. Assim, os trabalhos completos das comunicações serão enviados somente após a realização do Congresso no período de 22 de setembro a 07 de Novembro.
Artigos e relatos de experiência
- As/os autoras/es deverão submeter na base do site do I Congresso Internacional de Educação SESI o arquivo do trabalho completo conforme especificações aqui detalhadas.
- Utilizar fonte Times New Roman em todo o arquivo.
- Título: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão, ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.
- Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo dos autores e dos coautores, um por linha, apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco.
- Resumo: um único parágrafo de 200 a 300 palavras, justificado, regular, tamanho 11, espaçamento simples, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele, devem constar: a síntese do trabalho, as discussões e o referencial teórico-metodológico, quando aplicável.
5.1 Palavras-chave: adicionar 3 (três) palavras-chave, separadas entre si por ponto-vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.
- O artigo ou o relato de experiência deverá apresentar no mínimo 08 e no máximo 12 páginas, tamanho de fonte 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm, contendo:
- Introdução (justificativa e objetivos);
- Desenvolvimento e/ou referencial teórico-metodológico, quando aplicável (pode vir anexo à introdução);
- Discussão (podendo inserir tabelas, quadros, gráficos ou figuras);
- Considerações finais ou resultados de pesquisa (quando aplicável);
- Referências de acordo com a ABNT.
- Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
Atenção! Trabalhos fora da formatação solicitada não serão avaliados/publicados.
- As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 10.
- As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.
- Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.
- Para termos estrangeiros, utilizar itálico; título de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.
- Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.
- Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.
- Enviar artigos e/ou relatos de experiência na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.
- A inclusão dos textos nos Anais, a ser disponibilizado online, está condicionada à sua apresentação no Evento que, por sua vez, só poderá ser feita pelo autor principal ou por um dos co-autores inscritos.
IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.