Comunicação Oral (CO)

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 2023

O I Congresso Internacional de Educação do SESI-SP tem a satisfação de anunciar a abertura para recebimentos de propostas de comunicação oral nos Grupos de Trabalho (GT), a se realizar de forma presencial em São Paulo – SP e on-line, nos dias 18 e 19 de setembro de 2023.

Os grupos de trabalho integram a programação do evento e se distribuem em eixos cujo objetivo é promover diálogos e discutir temas essenciais no âmbito da Educação Contemporânea. As/os interessadas/os em apresentar trabalhos – comunicações orais – devem escolher o grupo de trabalho que melhor se adequa à sua pesquisa e acessar o formulário de inscrição, preenchendo-o com os dados solicitados, em conformidade com as normas dispostas nesta chamada, até o dia 28 de agosto de 2023. Os trabalhos podem ser apresentados em português, espanhol e inglês.

 

Quantidade de trabalhos:

Trabalhos como autor/a/e principal: 1 (um);

Participantes por trabalho: 5 (cinco) incluindo autor/a/e e coautores/as.

 

Normas para submissão de comunicação oral:

  1. Para apresentar a comunicação, a/o proponente deverá realizar o cadastro no site do evento. A inscrição é gratuita a todas/os participantes e não garante a emissão de certificados. A participação no congresso é obrigatória para o recebimento de certificados.
  2. Os grupos de trabalho (GT) do I Congresso Internacional de Educação do SESI-SP serão distribuídos entre os dias 18 e 19 de setembro de 2023 em salas presenciais e virtuais. Os dias, horários e locais dos simpósios serão estabelecidos pela comissão organizadora e divulgados em momento oportuno.
  3. Podem submeter propostas de comunicações: alunos de graduação, graduada/os, mestrandos, mestres, doutoranda/os, doutora/es e professora/es de IES, do Brasil e do exterior; e residentes da Faculdade SESI-SP.
  4. Cada proponente (autor principal) poderá submeter apenas UM RESUMO e escolher apenas UM grupo de trabalho (GT) para apresentação de comunicação no congresso. A única exceção refere-se a trabalhos em coautoria com a/o orientador/a. Nesse caso, os nomes das/dos co-autoras/es poderão constar em mais de um trabalho.
  5. Todas/os as/os autoras/es que assinam a comunicação devem estar inscritas/os ao I Congresso Internacional de Educação no período previsto até 21 de agosto de 2023.
  6. A comunicação será apresentada no Congresso, no formato presencial, em São Paulo/SP, pelas/os proponentes, ou on-line, a depender da modalidade de inscrição que o/a autor/a que está submetendo o trabalho estiver inscrito/a. Não será permitida a apresentação por terceiros.
  7. A comunicação apresentada será publicada posteriormente em anais, caso atenda aos critérios de qualidade acadêmica e se enviada no prazo, de acordo com as normas para publicação.
  8. Cada comunicação será apresentada no I Congresso Internacional de Educação SESI em dia e horário a ser divulgado. A/o proponente terá em média 10 minutos para apresentar a comunicação e poderá usar recursos multimídia. Porém, sugerimos aos participantes que não tornem suas apresentações dependentes de tais recursos, posto que sempre é preciso considerar a possibilidade de limitações ou falhas técnicas no momento das apresentações (presencial ou on-line).
  9. Ao avaliar uma proposta, as/os organizadoras/es poderão recusar um resumo:

(a) que não respeite o limite de tamanho solicitado; (b) que não seja relacionado tematicamente ao simpósio; (c) cujos autores tenham submetido dois ou mais resumos, iguais ou diferentes, a um ou mais simpósios; (d) quando se verificar plágio; (e) quando se verificar falsidade ideológica (discrepância entre identidade declarada e documentação); (f) discricionariamente, com base em avaliação qualitativa, quando o número de inscritos for superior ao número de vagas; (g) discricionariamente, com base em avaliação qualitativa, quando a qualidade do resumo for considerada como abaixo do mínimo esperado de um evento acadêmico.

 

Procedimentos:

As propostas de comunicações devem ser submetidas pela área do participante no site do I Congresso Internacional de Educação SESI http://congressosesisp.com.br/, acessando a área do participante com e-mail e CPF. No menu lateral esquerdo da tela terá a opção “comunicação oral”.

A/o proponente deve preencher o formulário com os dados solicitados: título, resumo (de 200 a 300 palavras), 3 a 5 palavras-chave espaçadas em ponto-vírgula. Deve-se optar pela formatação com uso de minúsculas.

 

Veja no exemplo:

Oportunidades na educação contemporânea: O título segue esta formatação (Sem negrito, itálico ou caixa alta)

Resumo: O resumo também. Não escreva o texto em caixa alta, negrito ou itálico. Você pode usar de 200 a 300 palavras.

Palavras-chave: Palavra1; Palavra2; Palavra3.

 

ENVIO DE TRABALHOS:

 

  • Primeira fase: Envio de Resumos

 

O(a) autor(a) deverá submeter um resumo simples, contendo entre 200 e 300 palavras, no formulário disponível no site. Na oportunidade deverá indicar o título, palavras-chave e coautores, quando houver.

Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas. Este resumo não deve conter o nome dos autores, pois será enviado aos avaliadores.

 

IMPORTANTE:

Cada resumo recebido é avaliado e classificado em ACEITO ou NÃO ACEITO.

Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro das áreas temáticas propostas pelo evento.

 

  • Segunda fase: Envio do Trabalho completo

A dinâmica dos grupos de trabalho é pensada como forma de trocas para aprimorar a comunicação. Assim, os trabalhos completos das comunicações serão enviados somente após a realização do Congresso no período de 22 de setembro a 07 de Novembro.

 

Artigos e relatos de experiência

  1. As/os autoras/es deverão submeter na base do site do I Congresso Internacional de Educação SESI o arquivo do trabalho completo conforme especificações aqui detalhadas.
  2. Utilizar fonte Times New Roman em todo o arquivo.
  3. Título: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão, ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.
  4. Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo dos autores e dos coautores, um por linha, apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco.
  5. Resumo: um único parágrafo de 200 a 300 palavras, justificado, regular, tamanho 11, espaçamento simples, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele, devem constar: a síntese do trabalho, as discussões e o referencial teórico-metodológico, quando aplicável.

5.1 Palavras-chave: adicionar 3 (três) palavras-chave, separadas entre si por ponto-vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.

  1. O artigo ou o relato de experiência deverá apresentar no mínimo 08 e no máximo 12 páginas, tamanho de fonte 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm, contendo:
  • Introdução (justificativa e objetivos);
  • Desenvolvimento e/ou referencial teórico-metodológico, quando aplicável (pode vir anexo à introdução);
  • Discussão (podendo inserir tabelas, quadros, gráficos ou figuras);
  • Considerações finais ou resultados de pesquisa (quando aplicável);
  • Referências de acordo com a ABNT.
  1. Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Atenção! Trabalhos fora da formatação solicitada não serão avaliados/publicados.

 

  1. As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 10.
  2. As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.
  3. Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.
  4. Para termos estrangeiros, utilizar itálico; título de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.
  5. Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.
  6. Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.
  7. Enviar artigos e/ou relatos de experiência na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.
  8. A inclusão dos textos nos Anais, a ser disponibilizado online, está condicionada à sua apresentação no Evento que, por sua vez, só poderá ser feita pelo autor principal ou por um dos co-autores inscritos.
 
IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

Modo de Apresentação

Condições para a apresentação de trabalho: 
Trabalhos aprovados pela Comissão Científica e Avaliadora;
 
Forma: A/o proponente terá em média 10 minutos para apresentar a comunicação e poderá usar recursos multimídia. Porém, sugerimos aos participantes que não tornem suas apresentações dependentes de tais recursos, posto que sempre é preciso considerar a possibilidade de limitações ou falhas técnicas no momento das apresentações (presencial ou on-line).
Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o resultado final das submissões de trabalho.

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI-SP

Oportunidades na Educação Contemporânea